Saber o que os colaboradores pensam a respeito da empresa, ambiente e líderes é muito importante para melhorar as ações da área dos Recursos Humanos. Nesse sentido, nota-se como é de extrema necessidade a empresa implantar uma pesquisa de clima organizacional.
O que é isso?
Primeiro, vamos abordar o conceito de clima organizacional. De forma simplificada, o clima organizacional é a percepção dos colaboradores de uma organização sobre os processos, políticas e práticas da empresa.
O clima organizacional é uma construção, ou seja, um conceito criado a partir de outros conceitos. Portanto, quando falamos de clima, falamos necessariamente de seus componentes, tais como:
- Remuneração e benefícios;
- Oportunidades de crescimento na carreira;
- Justiça em relação a méritos e promoções;
- Equipamentos de trabalho (software, escritório, computadores e assim por diante);
- Trabalhar em equipe;
- Liderança direta etc.
O que é um bom clima organizacional?
Uma organização com um bom clima organizacional é uma organização onde os colaboradores têm uma percepção positiva de suas práticas, processos e políticas, que podem estar relacionados à comunicação interna, trabalho em equipe, liderança, remuneração e benefícios, entre outros aspectos.
O que é pesquisa de clima organizacional?
Agora que você já sabe o que é clima organizacional, chegou a hora de entender o que é pesquisa de clima organizacional. A pesquisa de clima organizacional é uma pesquisa avaliativa que a empresa envia para uma amostra ou para 100% de seus colaboradores.
A pesquisa de clima organizacional é uma das mais importantes ferramentas disponíveis para a área de recursos humanos. Pode ajudar uma organização a criar as condições necessárias para melhorar os resultados do seu negócio e a retenção dos seus talentos. Várias pesquisas mostram que funcionários engajados entregam melhores resultados para suas organizações. Trata-se, portanto, de uma questão estratégica. O clima organizacional é um componente importante do engajamento. A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que mede as percepções dos colaboradores sobre diversos aspectos da empresa, aspectos que são entendidos como preditores de engajamento.
O resultado desta pesquisa é um diagnóstico do clima organizacional da empresa, ou seja, a percepção dos colaboradores de uma organização em relação aos seus processos, práticas e políticas.
A pesquisa de clima organizacional geralmente é dividida em dimensões ou temas. Em cada um desses tópicos há uma série de afirmações que geralmente são avaliadas em uma escala de 5 pontos, variando de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. Alguns pressupostos ilustrativos são:
- Aqui na empresa, as pessoas são reconhecidas pelo seu trabalho.
- Aqui na empresa, somos pagos de forma justa.
- Aqui na empresa, nosso equipamento de trabalho é adequado para o trabalho.
O próximo passo na área de RH é estudar os resultados, planejar intervenções nas práticas, políticas e processos da empresa, bem como monitorar se essas intervenções:
- Geraram mudanças no clima organizacional;
- Quando positivo, se a mudança no clima organizacional promoveu resultados tangíveis de negócios.
Quais as principais vantagens da pesquisa de clima organizacional?
- Retenção de talentos;
- Promover iniciativas de diversidade e inclusão;
- Gerar ações para melhorar a liderança;
- Otimizar a comunicação;
- Identificar satisfações e insatisfações;
- Integrar a força de trabalho;
- Aumentar a motivação;
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ótima ferramenta de Gestão Estratégica para quem sabe a importância de ter foco na gestão de pessoas, pois permite a análise e o acompanhamento da satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa, criando assim planos de ação eficazes para melhorar o ambiente de trabalho. Em uma era de competitividade global e local, a capacidade de uma organização de construir um ambiente de trabalho motivador está emergindo rapidamente como o critério mais importante para o desempenho organizacional.